Então porque você continua fazendo anúncios com cara de anúncio?
Segundo uma pesquisa recente daqui, 50% das pessoas não confiam em publicitários, ainda bem que estamos falando de confiança, porque se falarmos de gostar, acho que nem os publicitários gostam de outros publicitários.

Se não confiam em publicitários, logo também não confiam em publicidade. E sabe onde tem publicidade todos os dias o tempo todo? Nas redes sociais.
Por outro lado se analisarmos a imagem, vamos perceber que as pessoas confiam em professores e enfermeiros.
Aqui fica a primeira dica, produza conteúdo ensinando, explicando, cuidando de uma determinada situação, claro, a situação que seu produto se encaixa, afinal não faz sentido falar de futebol pra vender batom. É só um exemplo, tá!
Além da nossa mente já ignorar a maior parte dos anúncios que vemos todos os dias, os poucos que são realmente assistisdos não inspiram confiança.
É necessário fazer uma construção de autoridade e realmente conquistar não só a atenção do público, como também sua CONFIANÇA.
Outro dado interessante da pesquisa é que quanto mais velho, mais cético, ou seja, mais difícil de conquistar. Se seu público é gração X, por exemplo, vale a estratégia das mídias tradicionais, rádio e TV, além de puxar personagens dessas mídias para as redes sociais, para conversar e convencer o público.
Outra parte da pesquisa é que a geração Z confia muito em influenciadores e está mais disposta a arriscar, o que não precisava nem de pesquisa para constatar.
Fato interessante é que até bem pouco tempo atrás, 2021, as pessoas confiavam mais em grandes empresas e muito mais em pequenos negócios, hoje, 2024, quando a pesquisa foi realizada, essa confiança caiu, nem as grandes, nem as pequenas estão parendo confiaáveis.
Uma estratégia aqui é construir um canal de comunicação transparente, aqui vale mais a consistência e bastidores sem filtros do que alto investimento em anúncios.
Quando questionados sobre as plataformas a situação fica ainda pior:

Se por um lado o Xwiter tem o menor indice de confiança na rede, por outro o Linkedin e a Amazon são altamente confiáveis.
Um dos pontos que torna a Amazon tão bem posicionada é a quantidade de depoimentos e avaliações presentes junto aos produtos, onde o consumidor consegue tirar a prova e entender se o produto irá realmente atender as expectativas.
Uma grata surpresa é o Tiktok Ads, que também é uma grande oportunidade. Se o seu público estiver presente na plataforma você pode invenstir em conteúdo autêntico e criativo e aumentar a confiança do seu público na sua marca.
Traduzindo a pesquisa:
Que as pessoas não confiam em anúncios não é nenhuma novidade, nem um motivo para parar de investir em anúncios, eu sou gestora de tráfego e sei o quanto vale cada investimento.
No entanto, colocar um anúncio na plataforma é a parte mais fácil do processo, qualquer tutorial simples resolve esse problema, o ponto aqui são os criativos, imagens e vídeos públicados, juntamente com os textos, também chamados de copys entre os publicitários e redatores.
Conquistar a confiança de qualquer público e fazer boas vendas exige que seja feito um bom planejamento e estruturada uma boa pauta de conteúdo, sério e consistente, mais voltado para relacionamento que pra venda direta.
As marcas produtoras de conteúdo tem mostrado o quão lucrativo é investir em contéudo estratégico e constante.